sexta-feira, 11 de junho de 2010
Criando rede de contatos
Sair de um emprego fixo em agência pra enfrentar os desafios de ser redatora freelancer tem sido a maior aventura.
Primeiro que não tenho empresa registrada e, por isso, entrego a parte de nota fiscal e pagamento de impostos a uma empresa de contabilidade. Assim, fico em dia com a segurança social e tenho todos os impostos pagos sem precisar chegar perto de uma calculadora. Nessa história, 31% do que recebo são pra pagar impostos, 6% vão pra empresa de contabilidade e mais outros porcentos vão pro beleléu – não me perguntem onde fica pois não faço a menor ideia. Só sei que no final das contas recebo menos de 50% do que cobro, ou seja, perco e muito com essa terceirização. Por essas e outras, decidi que preciso investir no meu próprio negócio.
Tudo tem que ser bem planejado e agora estou na fase 1 do projeto: criando minha rede de contatos dentro do mercado publicitário.
Tenho tido reuniões com várias agências do sul da Suécia e encontrado excelentes parceiros pra futuros projetos: diretores de arte, cineastas, líderes de projetos, programadores, ilustradores, jornalistas, enfim. Pessoas que podem me indicar e pessoas que posso indicar. Assim funciona o mundo dos freelancers. Tenho reuniões agendadas pras próximas semanas e, depois, é dar início à fase 2 do projeto: captar clientes diretos, ou seja, empresários com serviço/produto com potencial de crescimento e retorno lucrativo. Aí sim, vai ser de suar a camisa. Como me apresentar sem parecer vendedora de enciclopédia?
Apresentar campanhas é fichinha comparado a captação de clientes. Vamos ver qual estratégia vou usar. Vai ser assunto pra outro post. Especialistas no assunto que estiverem a fim de dar umas dicas quentes, please, fiquem à vontade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário